quinta-feira, 21 de abril de 2011

Molho de iogurte, saladas e grelhados (lacto vegetariano)

Sabe mesmo bem usar este molho em dias mais quentes. Faz-se num minuto e acompanha bem com saladas ou legumes grelhados.
Ontem regou uma salada com massa, alface, agrião, milho, beterraba ralada e a acompanhar cogumelos, courgette e beringela grelhados.

Ingredientes:
1 iogurte
Sumo de 1/2 limão
1 dente de alho (ou 1/2 se preferirem menos forte)
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de orégãos

Preparação:
Juntar tudo, triturar com a varinha mágica e servir. Fácil, rápido e.... muito eficaz!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Filetes de soja com natas (vegano)

Hoje fiz um prato que retirei do blog Cozinha Veggy fica realmente saboroso e é uma alternativa vegana ao bacalhau com natas.

Ingredientes:
4 filetes de soja (dos espalmados)
1/2 L de água
1 caldo vegetal
1 cebola média
1 dente de alho
1 embalagem pequena de batata palha
1/2 L de leite de soja
1-2 c. sopa farinha
200 mL natas de soja
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.
noz moscada q.b.

Preparação:
Aquecer a água com o caldo vegetal num tachinho até ferver e desfazer o caldo. Retirar do lume e demolhar os filetes de soja no caldo vegetal durante 10 minutos. Retirar os filetes do caldo e deixar arrefecer um pouco. Esfarripá-los em pedacinhos, como se fosse bacalhau.
Num pouco de azeite, refogar a cebola às meias luas e o alho picado. Quando a cebola estiver translúcida, adicionar os filetes e envolver. Polvilhar com a farinha e mexer até engrossar um pouco o molho. Adicionar o leite e temperar com sal (pode nem ser preciso, tanto o caldo como as batatas já têm sal), pimenta e noz moscada e deixar cozinhar uns 10 minutos. Adicionar aos poucos a batata palha e as natas, envolvendo.
Colocar num pirex e polvilhar com pão ralado. Levar ao forno a gratinar cerca de 5 minutos ou até o pão ralado ficar dourado.

Observação: Eu só deitei a farinha quando deitei o leite para engrossar uma vez que antes de deitar o leite quase não tinha molho.