Considero ser também muito importante o acompanhamento de um médico. Infelizmente muitos profissionais de saúde não se sentem confortáveis com o acompanhamento de vegetarianos ou veganos e começam por recriminar e aconselhar o abandono dessa dieta. Nem todos pensam da mesma forma e talvez seja melhor alguém que esteja à vontade neste assunto para nos aconselhar da melhor forma.
Segundo o Centro Vegetariano, a maioria das pessoas usa repetidamente 8 ou 9 refeições. O mesmo site dá a ideia de escolher 3 receitas vegetarianas que conhecemos e gostamos.
Acrescentar ainda 3 receitas de carne ou peixe e que podem ser adaptadas de forma a tornarem-se vegetarianas. Por fim, pesquisar algumas receitas vegetarianas e experimentar para poder escolher mais 3 receitas. Penso que um critério para a escolha destas receitas é que estas sejam práticas e fáceis de confeccionar.
Para fazer a transição, não o devemos fazer de um dia para o outro. Devemos começar a inserir pratos vegetarianos aos poucos nas nossas refeições. Começar, por exemplo, por uma refeição diária, depois ir reduzindo até atingirmos uma dieta unicamente vegetariana.
Bibliografia de apoio:
eu tenho andado numa de evitar a carne, sinto me sempre mto pesada qd a como e apesar de tb comer pouco peixe tenho as analises sem problemas, optei por fazer esta dieta sem aconselhamento médico, se calhar faço mal mas sinto me bem.
ResponderEliminarEu penso que o acompanhamento médico na nossa vida é sempre saudável, seja qual for a nossa alçimentação.
ResponderEliminarEu nunca tive problemas nenhuns nas análises que faço, comecei por fazer análises de 6 em 6 meses e agora já só faço anualmente que é o aconselhável para qualquer pessoa.
Mas dizes que as análises estão bem, por isso não deve haver problema algum.
Pelo que percebi, ainda comes peixe e carne, não é?