quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Guisado de lentilhas com castanhas e cogumelos - vegano

Em tempo de S. Martinho, tinha mesmo de fazer um prato com castanhas.
Tenho assado castanhas com batatas e soja no forno, mas hoje decidi experimentar o prato proposto pela Gasparzinha do blog no soup for you.
Não tive possibilidade de tirar fotografia ao prato e não sobrou nem uma lentilha para contar a história, por isso a fotografia é a do blog referido.
A única diferença no meu prato é que as lentilhas eram enlatadas. Não são tão saborosas, mas era o que havia em casa :) Neste caso, coloquei as lentilhas ao mesmo tempo que os cogumelos.
Na receita da Gasparzinha ela usa queijo parmesão, no meu caso, ujma vez que fica muito bom sem o queijo, optei por não colocar e cozinhar um prato vegano.
Aqui fica a receita proposta pela Gasparzinha:

Ingredientes:
1 chávena de castanhas cozidas
1 cebola
1 cenoura
2 dentes de alho
Azeite
1 chávena de lentilhas verdes, demolhadas por 2 horas
2 chávenas (480ml) de água
1 colher sopa de vinagre balsâmico
1 folha de louro
160g de cogumelos frescos
Sal e pimenta

Preparação:
Se usar castanhas com casca, coza-as à parte em bastante água durante 30 minutos. Retire a casca e reserve.
Se usar castanhas congeladas, descongele-as previamente.
Corte a cebola e a cenoura em pedacinhos. Refogue-os levemente no azeite juntamente com o alho picado, até a cebola quebrar.
Junte a água, as lentilhas, o vinagre balsâmico, o louro e as castanhas (apenas se usar castanhas sem casca, das congeladas) e cozinhe em lume brando, com a panela tapada, por 30 minutos (pode precisar de mais tempo, verifique sempre se as lentilhas estão cozidas), mexendo ocasionalmente.
A meio do tempo junte os cogumelos cortados em quartos e a 5 minutos do fim tempere com sal e pimenta e adicione as castanhas descascadas, no caso de as ter cozido à parte.
Sirva com arroz.

1 comentário:

  1. Fico tão contente que tenhas feito!
    E, claro, gostado. :) :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar