sexta-feira, 17 de julho de 2009

A Soja

A soja é uma leguminosa muito rica em proteínas, por isso tão usada em dietas vegetarianas. Existem muitas polémicas em relação aos seus benefícios, mas também em relação aos seus malefícios. A meu ver, todo o alimento que é consumido exageradamente, acaba por fazer mal, por isso apenas reconheço os benefícios da soja. Podem ver um artigo sobre os benefícios da soja no site "Médicos de Portugal" aqui.

Em casa a soja é usada essencialmente para tempero (molho de soja), como rebento, substituir a carne nos pratos (tofu, bifes, nacos ou granulada) e substituir os produtos lácteos (leite, iogurtes e natas).
No blog pretendo dar algumas receitas em que uso estes ingredientes, mas aproveito para ir dando já algumas dicas para quem pretender ir criando refeições com estes ingredientes.


O Molho de Soja fica muito bem com todos os pratos, principalmente para temperar legumes. Como é salgado, pode inclusivamente substituir o uso do sal. Tudo depende da quantidade que usamos.


Os rebentos de soja ficam muito bons em saladas ou salteados com outros legumes.
A soja em bifes, nacos ou granulada tem de ser colocada de molho antes de ser confeccionada. Geralmente tempero o molho com os condimentos que vou usar no prato para ela absorver melhor esses sabores. Há pratos em que inclusivamente aproveito a água para a cozedura.
A soja deve ficar de molho até ficar completamente mole e esponjosa.
Para acelerar o processo, podemos aquecer a água. Antes cozinhava poucas vezes a soja porque tinha de estar de molho muito tempo. Agradeço desde já à minha amiga Ω que me deu esta dica.
Depois, cozinha-se como se de carne se tratasse: a imitar bifes, carne picada ou nacos de carne.

O tofu, se for natural, deve ser temperado antes de cozinhado. No caso do tofu fumado, podemos inclusivamente grelhar sem acrescerntar tempero nenhum. Este último fica delicioso em espetadas.

As natas, iogurtes e leite podem ser usados como os que são feitos de leite de vaca. No entanto, o leite aquecido não fica grande coisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário