quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Seitan Caseiro - vegano

O seitan é um excelente substituto da carne, não ao nível nutricional, mas porque podemos temperar e cozinhar de uma forma muito parecida com a carne.
Já fiz seitan caseiro algumas vezes, mas acabei por continuar a comprar. Se por acaso optarem por comprar, evitem o que está em frascos e prefiram o embalado. A diferença é abismal!
Ainda assim, é sempre bom ter estas receitas por perto para quando não podemos comprar.

O seitan pode ser feito de duas formas: com farinha de trigo (integral ou não) ou farinha de glúten. A primeira dá muito mais trabalho, só fiz uma vez e jurei que nunca mais porque passei uma tarde na cozinha.

Não sei onde tenho as receitas que usei, por isso vou copiar as que estão no site http://www.centrovegetariano.org/ que me parecem ser iguais.

Com farinha de trigo:

Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo integral
3 chávenas de água
1/2 chávena de molho de soja
ervas aromáticas q.b

Preparação:
Numa tigela grande mistura a farinha e a água. Mexe bem com as mãos. Sova a massa como se estivesses a fazer um pão, e se sentires necessidade de colocar mais água para ficar nessa consistência, coloca. Faz uma bola dessa massa, coloca novamente na tigela e cobre com água. Deixa a massa descansar no mínimo umas 5 horas (quando estiveres com mais prática, podes deixar até 2 horas).
Depois do período de descanso, coloca a massa dentro de um escorredor de macarrão (ou qualquer outro mais fino) e o escorredor dentro de uma tigela.
Deixa no lava-louça debaixo de água corrente. Começa novamente a sovar a massa, só que agora debaixo da água. Amassa até a água começar a sair quase transparente. Não fiques desesperado se achares que não vai sobrar nada daquela imensa bola de farinha, porque a massa costuma decompor-se nesse processo. Quando terminares a lavagem é só juntar as partes que a massa fica uniforme.
Numa panela coloca as ervas aromáticas que desejares, o molho de soja e água suficiente para o cozimento. Tapa a panela e, depois da fervura, deixa cozinhar mais 30 minutos. Retira da panela, corta em bifes e está pronto para usares nas tuas receitas com seitan. Com 1kg de farinha obterás cerca de 500g de seitan. Podes conservar no frigorífico 3-4 dias ou congelar.
Podes aproveitar a água para fazer alguns ensopados também.

Sugestão: Se tiveres uma máquina de fazer pão, utiliza-a para amassar a massa. Quando a máquina terminar de amassar, não há necessidade de deixar a massa descansar. Deste modo o processo é mais rápido e prático.

Com farinha de glúten:

Basta amassar bem 250g de farinha com 250ml de água (na máquina de pão pode usar o programa “Massas” para amassar) e um pouco de molho de soja (opcional). Se quiseres obter um aspecto igual ao do seitan de compra, substitui 50g de farinha de glúten por farinha de trigo integral. Não estranhes o aspecto esponjoso da massa. Quando tiveres uma bola de massa, coloca-a a estufar num pouco de água e temperos a gosto (gengibre, alho, louro, molho de soja). Coloca num tacho maior do que o volume da massa, pois o glúten chega a duplicar com a cozedura. Deixa cozer em lume brando cerca de 1h15, ou se preferires coze na panela de pressão em metade do tempo. Também se preferires diminuir o tempo de cozedura, divide a bola de massa em várias ou corta-a em fatias, mas tens de cozer em recipientes separados ou ter cuidado para que os pedaços não se colem durante a cozedura. No final é só cortar em fatias e usar nas receitas que quiseres. Aproveita a água da cozedura para juntar a sopas, cozer arroz ou adicionar a estufados. Com 250g de farinha glúten obtens 750g de seitan, o que dá cerca de 14 bifes de seitan.

2 comentários:

  1. Olá :)
    Tenho de comprar seitan para ver se gosto, depois logo vejo se vale a pena!

    Deixei-te um desafio engraçado no meu blog. Bjitos

    ResponderEliminar
  2. Etive a tentar ver as quantidades de um prato de seitan que fica muito bom, mas não ficou bem. Funciona sempre melhor quando é a olho eheheh.
    Mas podes sempre fazer como fazes com a carne.

    ResponderEliminar