segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Proposta para o Natal: Nacos de Soja à Gomes de Sá (ovovegetariano)

Nesta altura começo a pensar na minha ceia natalícia. Gosto de variar nos pratos de ano para ano, mas tento sempre aproximar-me do que é tradicional.
No ano passado fiz pela primeira vez bolinhos de bacalhau sem bacalhau (ver aqui) e ficaram muito bons.
Este ano decidi experimentar uma receita de um livro que um amigo me deu e foi logo à primeira experiência que eu e o novo vegetariano da família - o marido - aprovámos o prato principal para a ceia de Natal: Nacos de Soja à Gomes de Sá.


Vou transcrever a receita na íntegra:

Ingredientes:
100g de nacos de soja
1 colher (sopa) de molho de soja
3 ovos
800gr de batata
5 colheres (sopa) de azeite
2 cebolas pequenas
2 dentes de alho
1 raminho de coentros
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Demolhe os nacos no molho de soja até amolecerem; reserve.
Coza os ovos em água abundante, durante cerca de 10 minutos: arrefeça sob água corrente, descasque-os, corte-os em gomos e reserve-os.
Coza as batatas cortadas em pedaços, em água abundante; escorra-a e reserve-as. Refogue no azeite a cebola em meias-luas e o alho picado; tempere com sal e pimenta.
Misture os nacos escorridos, os gomos de ovo, as batatas e os coentros picados. Leve ao forno, a 160ºC, durante 20 minutos; se necessário, regue com mais azeite para não secar.

in "O grande livro da cozinha Vegetariana", Euroimpala

Observações: Os nacos de soja são demolhados em molho de soja e água. Eu opto por colocar primeiro em água, escorrer quando já está moles e depois demolhar em água e molho de soja.
Para mim, a quantidade de azeite é claramente inferior à necessária. No refogado deitei bem mais e, quando levei ao forno ainda o reguei novamente. Este prato fica bem se estiver molhadinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário