quarta-feira, 30 de março de 2011

"Alimentação vegetariana para bebés e crianças" um livro de Gabriela Oliveira

Como futura mamã de um bebé vegetariano, começo agora a ter as primeiras preocupações no que à introdução de alimentos diz respeito.
Nos primeiros 6 meses tenciono só dar mama que é o mais recomendado, mas depois acredito que a maioria dos médicos não tenha conhecimentos específicos de alimentação vegetariana.
Aqui está um livro que poderá ser uma ajuda a pais vegetarianos que, como eu, pretendem que o filhote também o seja.
No JN encontrei um artigo sobre este livro: Ler.
Boas leituras!

6 comentários:

  1. Comprei o livro e recomendo a todos os pais que pretendem introduzir uma dieta vegetariana aos seus filhotes.
    Tem inclusivamente exemplos de menus diários para cada etapa e várias receitas com a indicação da idade a partir da qual o bebé a pode experimentar.

    ResponderEliminar
  2. "Tropecei" outro dia neste livro e, apesar de não pensar em ter filhos nos próximos anos, comprei! Está muito bom, com os alimentos a introduzir em cada fase e receitas adequadas!
    A maioria dos médicos (como a maioria das pessoas) não tem conhecimentos aprofundados sobre a matéria e às vezes a relutância em "aceitar" vem mais do facto de a maioria dos vegetarianos que se cruzam com esses médicos terem uma alimentação bastante desequilibrada. No entanto, conheço médicos vegetarianos ou tendencialmente vegetarianos, por isso, acredito que, aos poucos, essa (des)crença vá mudando.

    ResponderEliminar
  3. Por acaso tenho sido surpreendida pela positiva pelos médicos por quem me tenho cruzado. Mesmo na gravidez, não houve um único que tivesse posto em causa a minha alimentação. As análises que tenho feito vieram provar que tinham razão. :)
    Espero que o mesmo ocorra com a pediatra que escolhi para o meu filhote.

    ResponderEliminar
  4. Não será mais natural dar mama enquanto houver leite???

    ResponderEliminar
  5. =)Espero que corra mesmo tudo bem. Felicidades!

    ResponderEliminar
  6. Camolas, é aconselhado dar só a mama até aos 6 meses, a partir daí o leite materno deve ser um complemento à papinha que vai sendo introduzida. Nas aulas de preparação para o parto aconselham até aos 2 ou 3 anos esse complemento.

    M Carvalho, felizmente está tudo a correr mesmo bem. Pode ser que o César nos venha fazer uma visita no dia mundial da criança.

    ResponderEliminar