quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O meu arroz (vegana)

Já várias pessoas me perguntam como faço o arroz porque fica muito bom.
Bom, eu faço-o como a minha mãe me ensinou com algumas variações nos temperos.

Ingredientes:
1/2 Cebola
1 dente de alho
Azeite
1 chávena de arroz carolino (por vezes uso basmati)
2 chávenas de água
Sal
"Temperos" (descriminado na preparação)

Preparação:
Pico a cebola e o alho e refogo em azeite (pouco para não ficarem escuros). Junto o arroz e mexo até ficar mais branquinho. Junto água (a minha mãe usa água quente, eu sou demasiado preguiçosa eheheh) e os temperos. Quando começa a ferver, mexo um pouco e deixo cozinhar até desaparecer a água.
Quanto aos temperos ou acompanhamentos, costumo variar muito. Desde hortelã, salsa, uma pétala da flor de anis (semente), milho, pinhões e passas (poucos para não ficar enjoativo), 1 cenoura ralada, 1 cenoura partida aos bocadinhos e ervilhas, pimento verde ou pimento vermelho picados, salsichas. Enfim, o que me apetecer naquele momento.
Ouvi dizer que umas gotas de limão na água ajudam a soltar o arroz. Eu uso carolino e o meu fica soltinho, o segredo está em adicionar a água quando o arroz começa a ficar branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário