sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Transição para uma dieta vegetariana

Como qualquer mudança de alimentação, por mais benéfica que seja, a transição para uma dieta vegetariana deve ser gradual para darmos ao nosso corpo tempo para se adaptar.
Considero ser também muito importante o acompanhamento de um médico. Infelizmente muitos profissionais de saúde não se sentem confortáveis com o acompanhamento de vegetarianos ou veganos e começam por recriminar e aconselhar o abandono dessa dieta. Nem todos pensam da mesma forma e talvez seja melhor alguém que esteja à vontade neste assunto para nos aconselhar da melhor forma.
Segundo o Centro Vegetariano, a maioria das pessoas usa repetidamente 8 ou 9 refeições. O mesmo site dá a ideia de escolher 3 receitas vegetarianas que conhecemos e gostamos.
Acrescentar ainda 3 receitas de carne ou peixe e que podem ser adaptadas de forma a tornarem-se vegetarianas. Por fim, pesquisar algumas receitas vegetarianas e experimentar para poder escolher mais 3 receitas. Penso que um critério para a escolha destas receitas é que estas sejam práticas e fáceis de confeccionar.
Para fazer a transição, não o devemos fazer de um dia para o outro. Devemos começar a inserir pratos vegetarianos aos poucos nas nossas refeições. Começar, por exemplo, por uma refeição diária, depois ir reduzindo até atingirmos uma dieta unicamente vegetariana.

Bibliografia de apoio:

2 comentários:

  1. eu tenho andado numa de evitar a carne, sinto me sempre mto pesada qd a como e apesar de tb comer pouco peixe tenho as analises sem problemas, optei por fazer esta dieta sem aconselhamento médico, se calhar faço mal mas sinto me bem.

    ResponderEliminar
  2. Eu penso que o acompanhamento médico na nossa vida é sempre saudável, seja qual for a nossa alçimentação.
    Eu nunca tive problemas nenhuns nas análises que faço, comecei por fazer análises de 6 em 6 meses e agora já só faço anualmente que é o aconselhável para qualquer pessoa.
    Mas dizes que as análises estão bem, por isso não deve haver problema algum.
    Pelo que percebi, ainda comes peixe e carne, não é?

    ResponderEliminar